11 de jun. de 2013

PRECISA-SE SECRETÁRIA

Há alguns dias li uma notícia na folha de São Paulo sobre  a dificuldade que o mercado de trabalho tem para encontrar profissionais de algumas determinadas áreas e, pasmem, dentre elas estavam as secretárias. 

Parei para pensar e refletir sobre isso. Quem eles entrevistaram ou conversaram  para chegarem a essa conclusão, pois o "mundo das secretárias" que eu vivo não condiz  em nada com essa reportagem.   

Como muitas de nós, também faço parte do grupo de secretárias e basta acompanhar o que o grupo divulga ou ler os anúncios de vagas nos sites de busca de emprego para chegar a conclusão que o mercado está muito fora da realidade.  

Cada anúncio de Precisa-se Secretária  vem acompanhado de uma vasta lista de exigências para atender aos requisitos da vaga anunciada, ou seja:  muitos anos de experiência atendendo Presidentes, CEOs e Diretores em empresa de primeira linha - leia-se empresa de grande porte e multinacionais - que tenha curso superior, por vez MBA, que tenha morado fora do Brasil, fluente em idiomas - inglês - espanhol - alemão - italiano - etc, como se já tivéssemos nascido poliglotas e que para atender a esses requisitos não foi necessário nenhum investimento e/ou estudo da nossa parte.

A lista de exigências são enormes,  muitas vez ocupa metade do espaço do anúncio, salta aos olhos, mas  na hora de listar os benefícios e o salário oferecido tudo se resume em uma quase linha inteira. 

Ah! O salário, o tão suado, o tão desejado, o tão necessitado face às exigências parece mais uma doação de tão pequeno.  As cifras por vez chegam a ser vergonhosas e muitas de nós, por necessidade ou desespero por estarmos há muito tempo desempregadas, temos que aceitar.

Então, pergunto novamente "Quem esse repórter entrevistou/pesquisou para saber que o mercado não encontra profissionais do nosso calibre?

Lanço aqui um desafio para  que esse veículo de comunicação faça uma reportagem sobre nós.   Como é nosso dia-a-dia em busca de emprego, leia os anúncios nos sites de busca, visitem  uma empresa que anunciou e questioná-los sobre o quesito "exigência vs benefício".  

Enquanto isso não acontece, quiça um dia torne-se realidade, oxalá algum repórter leia este post, vamos continuar unidas e conquistando o que aparece.  

É lamentável!!!